Soul Eater

ShadowAlucard 8 de agosto de 2011 10


No mundo dos animes, tão recheado de histórias de porrada gratuita, ultimamente está difícil encontrar uma obra com um roteiro firme e denso, porém Soul Eater é uma dessas exceções, apesar de não fugir muito dos clichês do gênero.
Sinopse: O anime/manga conta a história de uma escola fictícia chamada Shibusen, localizada no estado americano de Nevada, criada para eliminar os Ovos de Kishins, que são seres que usam a alma de humanos (em geral devorando-as) para se tornarem mais poderosos, e as bruxas que vivem aterrorizando o mundo. Geralmente bruxas são muito poderosas. Os encarregados de eliminar esses seres são os artesãos, que além de eliminar os Kishins, devem ajudar suas armas a se tornarem Death Scythes (Foices da Morte), para o Shinigami-Sama (Diretor e criador da Shibusen) usar como sua própria arma. O fato de ser uma arma (ou artesão) é aleatório, sendo assim um pai artesão pode ter um filho arma. Os artesãos devem fazer suas armas devorarem 99 Ovos de Kishin e uma alma de bruxa para serem foices da morte. O anime/manga tem início com 3 prólogos, onde cada um conta a história dos personagens principais: Maka Albarn (artesã de foice e também uma arma muito poderosa no ultimo episodio – 51 do Soul Eater) e Soul Eater (foice demonica, parceiro da Maka), Black Star (artesão assassino) e Tsubaki Nakatsukasa (arma de Black Star, pode se transformar em diversas armas diferentes), e Death the Kid (filho do Shinigami-sama. Artesão) e Patty e Liz Thompson (armas de Death the Kid, transformam-se em pistolas). Apesar do anime ter acabado, o manga continua (estes tomam rumos diferentes).

Os personagens principais se dividem em 3 grupos: Maka, uma garota meio esquentadinha e cujos pais acabaram de divorciar, pois seu pai, um Death Scythe muito famoso, apesar de gostar muita da filha, adorava trair a mãe dela, fazendo com que a filha o odeie. Soul Eater é o apelido do parceiro de Maka. Ele vira uma foice poderosa e tem uma cara despreocupada e confiante. Black Star é o personagem mais convencido do anime, ele se acha o melhor e diz que superou (ou superará) Deus na sua força. Ele usa como arma a garota meio lerda chamada Tsubaki. Black Star mostra-se hilário por parecer satirizar alguns personagens de shounen que se chamam ”o máximo“, sempre chamando a atenção e, apesar de querer fazer um ataque furtivo, ele sempre precisa pular no meio dos inimigos e gritar o seu nome e qualidades. O outro grupo é um trio, formado pelas irmãs que viram revólveres e o maníaco compulsivo ”Death The Kid“, filho do Shinigami e dotado de uma compulsão em deixar tudo simétrico (um lado igual ao outro).




Como em vários shounen, sempre precisam aparecer uns vilões à altura dos protagonistas, para que ocorram as lutas longas que os fãs tanto gostam. Geralmente as bruxas são más (com apenas uma exceção) e querem fazer bagunça sem um motivo aparente. São más porque elas são e pronto, não precisa ter motivo, uma tremenda falha de profundidade. Medusa, uma das vilãs principais e síntese do vilão clichê, é má porque ela deve gostar de ser caçada pelos artesões e armas sem ganhar nada com isso.
A porrada gratuita também rola solta. Pessoas que não têm motivo para lutar brigam sem motivos convincentes, como testar força ou porque não sabem conversar mesmo, fato que fica cada vez pior quando a obra vai chegando ao fim, pois resolveram criar um final alternativo, já que o mangá ainda está sendo publicado. E para encaixar no espaço de temporada de um ano na TV japonesa, o final ainda é corrido, deixando um monte de coisas em aberto, personagens que são citados e nunca aparecem e outros que ficam fortes demais sem motivo aparente, já que os personagens principais aparentemente não teriam poder para enfrentar os inimigos mais fortes da história. Mas para acabar com a série logo, eles ficaram fortes do nada.
A parte sonora cumpre seu papel, não se destacando muito. As dublagens são muito boas, a voz da Maka, por exemplo, é uma voz comum e imperfeita, que não parece ser de locutora de rádio como em varias dublagens por aí, e o dublador do Shinigami pegou bem o jeito do personagem. Black Star também está muito bem representado por sua voz no anime.
Apesar da violência gratuita, Soul Eater é uma boa pedida para os fãs do gênero, com seu visual diferenciado e uma história que começa simples e depois fica densa, adicionando personagens cativantes. Uma obra que agradará pessoas que gostam de animes de lutas, mas não gostam de demora no desenrolar da trama.