Beck – Mongolian Chop Squad



Beck ou Mongolian Chop Squad, um anime de gênero musical muito bom que traz citações a muitos artistas famosos e importantes para o mundo da música, então, vamos lá! 

Sinopse:
Beck é uma série de 26 episódios produzida pelo estúdio Madhouse, e foi exibida no Japão entre outubro de 2004 e março de 2005. Trata-se de um anime bem original que conta a história de uma banda japonesa formada por cinco jovens. Mas não vá pensando em grandes shows, fama e fortuna. A série mostra as grandes dificuldades pelas quais passam à maioria das bandas que tentam a sorte no Japão (e no mundo).


Como foi dito, o Beck é formado por cinco membros, e ao falar um pouco sobre eles, contarei um pouco do enredo também. Tanaka Yukio (mais conhecido como Koyuki) é um garoto de 14 que tem uma vida monótona, pelo menos até salvar um cachorro chamado Beck das mãos de delinqüentes de 10 anos. Por causa disso ele acaba conhecendo Minami Ryuusuke, dono do cão e líder de uma banda de rock. Os dois se tornam grandes amigos. Ryuusuke acaba largando sua banda e pensa em formar uma nova, por isso começa a procurar membros. Os primeiros a entrar na banda são os integrantes: Chiba, um cara cheio de energia e o sério baixista Taira, que estava a procura de uma banda que tivesse uma boa “química”. Os outros membros da banda entram depois. Eles são, logicamente, o Koyuki, que por influência de Ryuusuke começa a ouvir rock e aprender a tocar guitarra, e o baterista Saku, colega de escola de Koyuki, um cara bem calmo e bastante maduro.




O anime é basicamente isso que citei acima, os personagens são cativantes, temos Minami Maho, irmã de Ryuusuke e uma ótima cantora, a mesma tem uma relação bem próxima do Koyuki, assim se tornando a namorada dele e formando o casal romântico do anime. Temos também Saito-san, um cara de 44 anos, um homem de meia idade e bastante pervertido, ele é o mentor de Koyuki, o ensinando a tocar guitarra e a nadar, já que ele foi um grande atleta de natação no passado. Basicamente os personagens de são os pilares do anime, todos eles muito carismáticos e com suas personalidades distintas.




Outro grande pilar do anime está em sua trilha sonora, é definitivamente, uma das melhores que já foram feitas para anime, com músicas excelentes e que pegam (fiquei meses ouvindo e cantando as músicas desse anime, em particular Spice of Life e Moon On The Water), e não só as músicas da banda que pegam, a trilha sonora completa do anime é excelente e vale a pena ser conferida.
As músicas da banda pode ser classificada em dois gêneros, sendo eles: uma mistura de rock meio pesado com hip-hop, que fica a cargo de Chiba nos vocais e um gênero mais calmo que fica com os vocais de Koyuki, apesar dessa linha tênue entre os gêneros, ambos os estilos ficam ótimos no anime, ainda mais que são tocadas em situações que correspondem aos estilos musicas, uma hora um pouco mais calma e outrora um pouco mais “agressiva”.
O visual do anime é muito bom, com ótimos traços e instrumentos e acordes bem desenhados, os cenários são bem feitos e baseados na realidade. O único problema é que a qualidade da animação é um tanto instável: às vezes está ótima, outras vezes parece bem esquisita. Mas isso não chega a ser algo que atrapalhe o produto final.
Podemos destacar também alguns aspectos importantes no anime, como os instrumentos, mais precisamente, as guitarras que aparecem no anime, que são: A Lucille é uma Gibson Les Paul. O baixo do Taira é um Musicmans Stingray. Em vários momentos Eiji, rival de Ryuusuke, toca uma Stratocaster (por curiosidade, quando Eiji e Ryuusuke tocam no Greatful Sound, no Mangá Eiji tem uma Ibanez, que no anime foi substituída por outra Strato). A primeira guitarra (na verdade é um violão) de Koyuki foi uma L48 falsificada que Ryusuke roubou em uma loja nos EUA (ela foi até confundida com a L48 do Eddie, o que gerou muitos problemas). Após isso, Koyuki ganhou do Saitou-San, uma Tibson Les Paul (uma falsificação da Gibson Les Paul). Foi com esta guitarra que Koyuki aprendeu a tocar. Saitou dá a Koyuki por tempo indeterminado uma White Falcon da Gretsch,em troca de que o garoto una Saitou-San com Ogasawara Momoko,professora do garoto. Depois de muito usar a White Falcon, Koyuki compra uma Fender Telecaster, com a ajuda de Taira. Algum tempo depois, Koyuki encontra uma Gibson SG (usada pelo guitarrista Angus Young do AC/DC) em um depósito onde trabalhava e fica com ela. No Avalon Festival, Koyuki compra uma nova guitarra, uma Fender Mustang.
Podemos também citar as personalidades famosas que aparecem no anime, entre elas estão: John Lennon (The Beatles), Jim Morrison (The Doors), Janis Joplin, Kurt Kobain, Bob Marley e muito outros. (Para saber de todos as personalidades famosas, terá que conferir o anime. =^.^=)
Se você está procurando algo diferente para assistir, tente dar uma chance a esse anime. Se você for fã de música (e quem não é?), certamente não vai se arrepender. Beck é um anime bem original, com um enredo marcante, trilha sonora de primeira e apresenta alguns dos personagens mais legais já vistos nos animes. E, no final, é ainda provável que você saia com vontade de aprender a tocar algum instrumento.