Samurais no cinema

Enquanto filmes de samurais antigos fossem mais dramáticos do que de ação, os filmes de samurai depois da Segunda Guerra se tornaram mais baseados na ação, com personagens mais obscuros e violentos. Épicos pós-guerra tendem a retratar guerreiros fisicamente ou psicologicamente traumatizados e maltratados. Akira Kurosawa, diretor mais famoso do Japão, estilizou e exagerou morte e violência nos épicos de samurai. Seus samurais e muitos outros foram retratados em filmes como figuras solitárias, muitas vezes mais preocupados em ocultar suas abilidades do que sair se mostrando.

No Japão, o termo 'chanbara', é usado nesse gênero de filmes, significando literalmente 'luta de espadas'. Chanbara é sub-gênero do 'jidaigeki', que se refere a um certo período do drama. Jidaigeki pode referir-se a uma história dentro de um determinado período histórico, mesmo que necessariamente não tenha relação com personagens samurais ou alusão a ação com espadas.

Historicamente, esse gênero é normalmente focado durante a Era Tokugawa (1600-1868), os filmes de samurai acabam lidando com todo o estilo de vida samurai, muitos filmes falam sobre ronin (samurais peregrinos e sem mestres) ou samurais lidando com alterações de seu estado de espírito resultante de uma sociedade em mutação.

Filmes de samurai foram constantemente feitos em princípios dos anos 70, mas desde lá, super-exposição na televisão, envelhecimento das grandes estrelas do gênero e o contínuo declínio da indústria de filmes japonesa, acarretaram na suspenção das produções desse surpreendente gênero artistico.

-----Diretores-----

Akira Kurosawa é o diretor mais conhecido nas audiências ocidentais e também dirigiu os filmes de samurais mais conhecidos no ocidente. Ele dirigiu 'Seven Samurai', 'Rashomon', 'Throne of Blood', 'Yojimbo' e muitos outros. Ele tem uma forte ligação com Toshirō Mifune, provavelmente o mais famoso ator no Japão. Mifune tem uma produtora e dirige seus próprios épicos de samurais, frequentemente com ele atuando. Dois dos filmes de samurai de Kurosawa foram baseados nos trabalhos de William Shakespeare: Throne of Blood (Macbeth) e Ran (King Lear). Alguns de seus filmes foram refilmados na Itália e nos Estados Unidos como westerns ou filmes de ação em outros contextos. Seu filme, Seven Samurai, é um dos mais importantes do gênero e o mais conhecido fora do Japão. Também ilustra algumas das caracteristicas dos filmes de samurai onde os personagens principais são ronin, samurais sem mestres, livres para agirem de acordo com suas conciências, mostrando que esses homens tendem a resolver seus problemas usando suas espadas e suas habilidades. Também aborda temas como a luta entre classes sociais e o desamparo do campesinato.

Masaki Kobayashi dirigiu filmes como 'Harakiri' e 'Samurai Rebellion', ambos baseados na falsa fidelidade ao clã.

Os filmes de Kihachi Okamoto focam na violência, especialmente em filmes como 'Samurai Assassin', 'Kill!' e 'Sword of Doom'. Esse último é o mais violento, onde o personagem principal entra em um combate que dura longos 7 minutos, no final do filme. Seus personagens são geralmente estranhos para seus ambientes e sua violência é uma reação à isso.

Gosha Hideo e muitos dos seus filmes ajudaram a criar o arquetipo de samurai fora da lei. Filmes de Gosha são tão importantes quanto os de Kurosawa, em termos de influência, visual e de contexto, mas ainda assim não é tão reconhecido no ocidente. Filmes de Gosha frequentemente retratam a luta entre o tradicional e o moderno e são, geralmente, anti-feudais. Um excelente exemplo pode ser visto no primeiro filme de Gosha, 'Three Outlaw Samurai', baseados em uma série de TV. Três fazendeiros sequestram a filha de um oficial local, a fim de chamar a atenção para a fome dos camponeses locais, um Ronin aparece e decide ajudá-los. 2 outros ronin se juntam no drama, o conflito se amplia, eventualemnte levando a traição, assassinato e batalhas entre exércitos de ronin mercenários.

-----Samurais famosos-----

Zatoichi
No mínimo 26 filmes foram feitos sobre o samurai cego, Zatoichi. Ele éum habilidoso espadachim que luta utilizando apenas sua audição. Embora menos conhecido no ocidente, ele é provavelmente o mais famoso personagem de 'chanbara' no Japão.

Crimson Bat
Quatro filmes foram feitos sobre outro samurai cego, a Crimson Bat. Sua personagem é uma mulher espadachim cega e foi criada em resposta ao enorme sucesso de Zatoichi.

Kyoshiro Nemuri
Este personagem foi um grande guerreiro atormentado pelo fato da sua desonra de ser filho de um padre português e uma japonesa.

Miyamoto Musashi
Vários filmes também foram feitos sobre Miyamoto Musashi, um famoso guerreiro e espadachim da história, incluindo a trilogia sobre sua vida, estrelando Toshirō Mifune.

Lone Wolf and Cub
Lone Wolf and Cub, o conto do samurai viajando pelo Japão com seu filho em um carrinho (que era armado em caso de combate) foi feito em uma série de seis filmes conhecidos como The Baby Cart Series. Os filmes, em ordem cronológica, são: 'Sword of Vengeance', 'Baby Cart at the River Styx', 'Baby Cart to Hades', 'Baby Cart in Peril', 'Baby Cart in the Land of Demons' e 'White Heaven in Hell'. A séria inteira tem sido dublada, re-editada, remasterizada e re-lançada no ocidente assim como Shogun Assassin de Amimego.

Sanjuro/The Samurai/The Ronin with No Name
Sanjuro é um famoso ronin que aparece em dois filmes de Kurosawa, 'Yojimbo' e 'Sanjuro'. O personagem não tem nome, mas quando é perguntado ele dá o nome Sanjuro (que significa 'trigésimo filho'). Outro grande ronin sem nome chamado Yojimbo ("Guarda-costas") no filme 'Incident at Blood Pass' é basicamente o mesmo personagem. Ele também aparece no filme de Zatoichi: 'Zatoichi meets Yojimbo' (1970). O personagem é, algumas vezes, chamado de "o ronin sem nome", como referência ao personagem de Clint Eastwood "o homem sem nome", uma versão do ocidente inspirada pelo personagem samurai.

-----Temamática-----

Existem muitos temas que são mostrados nos filmes de samurai. Muitos lidam com samurais sem mestre, procurando trabalho ou um lugar na sociedade. Outros retratam personagens reais em períodos históricos. Outros mostram a lealdade para com os clãs.

-----Influência no cinema ocidental-----

Vários filmes ocidentais recontam histórias de samurais com contextos diferentes. O filme 'A Fistful of Dollars' do diretor italiano Sergio Leone é um 'remake' de Yojimbo e o personagem "homem sem nome" de Clint Eastwood foi feitos aos moldes do ronin de Mifune que apare em vários de seus filmes. 'The Hidden Fortress' influenciou George Lucas quando ele fez 'Star Wars'. 'Seven Samurai' foi re-feito com um contexto ocidental e de ficção científicaem 'The Magnificent Seven' e 'Battle Beyond the Stars'. Outros samurais influenciaram filmes ocidentais incluindo Charles Bronson e Toshirō Mifune em 'Red Sun' (1971), 'Ronin' de David Mamet (com Jean Reno e Robert De Niro), 'Six-String Samurai' (1998) e 'Ghost Dog: The Way of the Samurai' (1999). O personagem Zatoichi foi re-feito em 'Blind Fury' nos Estados Unidos, estrelando Rutger Hauer como um espadachim cego vivendo nos Estados Unidos. Mais recentemente, 'The Last Samurai', que a história foi fortemente baseada na verdadeira história do oficial francês Jules Brunet que ajudou os samurais japoneses na rebelião contra o Imperador.

-----Lista de famosos filmes de samurai-----

* 1949 'Jakoman and Tetsu' - dirigido por Senkichi Taniguchi
* 1950 'Rashomon' - dirigido por Akira Kurosawa
* 1951 'Conclusion of Kojiro Sasaki-Duel at Ganryu Island' dirigido por Hiroshi Inagaki
* 1952 'Vendetta for a Samurai' - dirigido por Kazuo Mori
* 1954 'Seven Samurai' - dirigido por Akira Kurosawa
* 1954-56 'Samurai Trilogy' - dirigido por Hiroshi Inagaki
o 1954 'Musashi Miyamoto'
o 1955 'Duel at Ichijoji Temple'
o 1956 'Duel at Ganryu Island'
* 1957 'Throne of Blood' - dirigido por Akira Kurosawa
* 1958 'The Hidden Fortress' - dirigido por Akira Kurosawa
* 1959 'Samurai Saga' - dirigido por Hiroshi Inagaki
* 1960 'The Gambling Samurai' - dirigido por Senkichi Taniguchi
* 1961 'Yojimbo' aka 'The Bodyguard - dirigido por Akira Kurosawa
* 1962 'Chushingura' - dirigido por Hiroshi Inagaki
* 1962 'Harakiri' - dirigido por Masaki Kobayashi
* 1962 'Tsubaki Sanjuro' (AKA Sanjuro) - dirigido por Akira Kurosawa.
* 1964 'Three Outlaw Samurai'
* 1965 'Samurai Assassin aka Samurai' - dirigido por Kihachi Okamoto
* 1965 'Sanshiro Sugata' - dirigido por Seiichiro Uchikiro
* 1966 'The Sword of Doom' - dirigido por Kihachi Okamoto
* 1966 'The Adventure of Kigan Castle' - dirigido por Senkichi Taniguchi
* 1967 'Samurai Rebellion' - dirigido por Masaki Kobayashi
* 1969 'Samurai Banners' - dirigido por Hiroshi Inagaki
* 1969 'Red Lion' - dirigido por Kihachi Okamoto
* 1969 'Band of Assassins' - dirigido por Tadashi Sawashima
* 1969 'Watch Out Crimson Bat'
* 1970 'Mission: Iron Castle'
* 1970 'The Ambitious'
* 1970 'Zatoichi Meets Yojimbo' - dirigido por Kihachi Okamoto
* 1970 'The Ambitious' - dirigido por Daisuke Ito
* 1970 'Incident at Blood Pass' - dirigido por Hiroshi Inigaki
* 1977 'Intrigue of the Yagyu Clan' - dirigido por Kinji Fukasaku
* 1979 'The 47 Ronin' - dirigido por Kenji Mizoguchi
* 1980 'Kagemusha' - dirigido por Akira Kurosawa
* 1981 'The Bushido Blade' - dirigido por Tsugunobu Kotani
* 1984 'Legend of the Eight Samurai'
* 1988 'Zatoichi' - dirigido, escrito e estrelado por Shintaru Katsu
* 1990 'Heaven and Earth' - directed by Kadokawa Haruki
* 2002 'Twilight Samurai' - dirigido por Yôji Yamada
* 2003 'The Last Samurai'
* 2003 'When the Last Sword Is Drawn' - dirigido por Yojiro Takita
* 2003 'Zatoichi' - dirigidoe estrelado por starring Beat Takeshi
* 2004 'The Hidden Blade' - dirigido por Yôji Yamada