Stephen King




Escritor americano nascido em 21/09/1947 em Portland (Maine), Stephen Edwin King pode ser considerado como "O Mestre do Horror Moderno", devido ao seu notável talento em escrever livros e contar histórias recheadas com elementos sobrenaturais. Sua obra literária alcançou um sucesso e reconhecimento tão grandes, que foi traduzida para mais de 35 países e dezenas de suas histórias foram adaptadas para o cinema e televisão, tornando-se um dos autores mais filmados na história do cinema de horror, ao lado de outros mestres como Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e Clive Barker.
No começo de 1959, ele iniciou suas atividades literárias editando um fanzine local chamado "Dave´s Rag" juntamente com seu irmão mais velho David.

Com baixa tiragem e utilizando recursos modestos de produção, eles reproduziam o jornal com o auxílio de um mimeógrafo e distribuíam na cidade onde moravam, Derham. Em 1963, com a ajuda do amigo Chris Chesley, King publicou uma coleção com 18 contos sobrenaturais chamada "People, Places, and Things - Volume I", vindo um ano depois a publicar de forma amadora o livro "The Star Invaders". Aos 18 anos de idade, Stephen King teve seu primeiro trabalho publicado, o conto "I Was a Teenage Grave Robber", na revista "Comics Review". Em 1967, ele teve sua primeira história vendida, "The Glass Floor", para a revista "Startling Mystery Stories".
Em janeiro de 1971, o escritor casou-se com Tabitha Jane Spruce, com quem vive até hoje. Ela foi a responsável pelo marido terminar de escrever o livro "Carrie", cujo projeto tinha sido abandonado por ele antes da conclusão. Publicado em 1974 e transformado em filme dois anos depois nas mãos do diretor Brian De Palma, a história de uma adolescente com poderes telecinéticos que se vinga mortalmente dos colegas de escola que a desprezavam, foi um grande sucesso de bilheteria e impulsionou de forma avassaladora a carreira de Stephen King, que a partir daí iniciou uma overdose de lançamentos de livros como "A Hora do Vampiro" (1975), "O Iluminado" (1977), "A Dança da Morte" (1978), "Sombras da Noite" (contos, 1978), "Zona Morta" (1979), "A Incendiária" (1980), e muitos, muitos outros mais, com a maioria sendo adaptada e transformada em filmes.

Atualmente, Stephen King vive com sua esposa e três filhos em Bangor, no Maine (Estado americano onde a maioria de suas histórias são ambientadas), e com mais de 300 milhões de livros em publicação pelo mundo, ele continua escrevendo e também emprestando seu talento para o cinema, que já possui uma galeria maldita com dezenas de filmes baseados em sua obra.

Em junho de 1999 ele sofreu um grave atropelamento quando caminhava por uma estrada, mas com muito esforço conseguiu recuperar-se e logo escreveu o roteiro da mini-série para a TV "A Casa Adormecida" (Rose Red, 2002) e o livro "O Apanhador de Sonhos" (Dreamcatcher), que transformou-se em filme para o cinema no início de 2003, perpetuando seu legado de horror e felizmente saciando sua legião de fãs sedentos por histórias sobrenaturais.



FILMOGRAFIA - CINEMA

Ao longo de sua extensa história de mais de 100 anos, o cinema sempre procurou adaptar obras literárias produzindo filmes com roteiros inspirados em livros de variadas temáticas e autores de diferentes estilos. Mais especificamente no caso do cinema de horror, os escritores mais famosos e com um maior número de histórias adaptadas são Edgar Allan Poe e Howard Phillips Lovecraft, representando uma época mais antiga, e Clive Barker e Stephen King, que fazem parte de um período mais recente e moderno do Horror. King, inclusive, é o recordista em filmes inspirados em sua obra, pois de forma direta ou indireta ele tem participado do cinema fantástico por quase 40 anos e 70 filmes (incluindo produções para televisão, vídeo, curta-metragens e mini-séries) Esses quatro autores, mundialmente famosos por suas consagradas carreiras literárias, são personalidades marcantes também no cinema, fornecendo idéias, argumentos e histórias para a criação de filmes de horror e ficção científica que tem proporcionado entretenimento para os apreciadores do estilo e povoado por décadas a imaginação dos fãs com os piores pesadelos...

Carrie, A Estranha (Carrie, 1976) - Direção de Brian De Palma, com Sissy Spacek, Amy Irving, Nancy Allen e John Travolta.
Notas: História adaptada do livro "Carrie" (1974). Teve uma sequência em 1999 ("A Maldição de Carrie" / The Rage - Carrie 2), de Katt Shea, e uma refilmagem de 180 minutos para a TV, "Carrie" (2002), de David Carson "A adolescência continua sendo uma das fases mais fortes da existência humana. A descoberta de um mundo maior, novas sensações, novos desejos... tudo fica diferente neste momento da vida. O corpo muda, as percepções mudam, descobre-se o sexo, os desejos, o amor, as dificuldades de se relacionar... quando criança, bastava brincar e tudo estava resolvido. Como jovem, parece que nada basta, tudo é confuso, complicado, difícil... mas, ao mesmo tempo, tudo parece fácil, descomplicado e fascinante. O jovem descobre as coisas com a curiosidade de uma criança e com a falta de responsabilidade do adulto - uma descontração e, ao mesmo tempo, uma angústia que dificilmente podem ser repetidas...."

O Iluminado (The Shining, 1980) - Direção de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson.
Notas: História adaptada do livro "O Iluminado" (1977). Inspirou uma mini-série homônima para a TV em 1997.

Creepshow (Creepshow, 1982) - Direção de George A. Romero, com Leslie Nielsen, Ed Harris, Tom Savini e Fritz Weaver.
Nota: Filme dividido em cinco histórias sobrenaturais, com roteiro de Stephen King homenageando as antigas revistas em quadrinhos de horror dos anos 1950 da editora "EC Comics" (Tales From the Crypt / Weird Science / The Vault of Horror).
Stephen King protagoniza um dos episódios, "The Lonesome Death of Jordy Verril". Teve uma sequência em 1987, "Show de Horrores", de Michael Gornick.
"Quando foi anunciado que um Creepshow 3 (Creepshow 3) estava sendo produzido, a maioria das pessoas que assistiu ao primeiro longa recebeu a notícia com uma certa surpresa, uma vez que o filme original, Creepshow - Show de Horrores (Creepshow), havia sido lançado no ano de 1982 e, apesar de ter feito sucesso, havia gerado apenas uma seqüência cinco anos depois. Ou seja, quase 20 anos depois do lançamento do Creepshow 2 (Creepshow 2), dificilmente alguém poderia apostar que um terceiro filme fosse produzido nos dias atuais. Pensando nisso, o Boca do Inferno, enquanto aguarda pelo terceiro episódio da série, traz para você uma boa oportunidade de relembrar a produção original..."

Cujo, o Cão Assassino (Cujo, 1983) - Direção de Lewis Teague, com Dee Wallace Stone e Ed Lauter. Nota: História adaptada do livro "Cujo" (1981).
"O popular escritor Stephen King, autor de dezenas de livros de sucesso de horror, também é um dos que mais possui histórias adaptadas para o cinema. Ainda no início dos anos 80, um de seus primeiros trabalhos literários transformado em filme foi "Cujo" (Cujo, 1983), a partir de seu livro homônimo escrito dois anos antes, com direção de Lewis Teague, veterano cineasta nascido em 1938 e responsável por filmes como "Alligator - O Jacaré Gigante" (80) e "Olho de Gato" (85), este também baseado na obra do "mestre do horror moderno". Cujo é o nome de um imenso cão da raça São Bernardo, aquele conhecido por suas características de resgate e salvamento de pessoas em regiões ermas, e com a imagem associada ao fato de levar um pequeno barril no pescoço..."

A Hora da Zona Morta (The Dead Zone, 1983) - Direção de David Cronenberg, com Christopher Walken, Anthony Zerbe, Martin Sheen, Herbert Lom e Tom Skerritt.
Notas: História adaptada do livro "Zona Morta" (1979). Inspirou uma série de TV homônima em 2002.
"Para quem não lembra, esse filme foi baseado no livro “Zona Morta (The Dead Zone)”, que Stephen King publicou em 1979. Por sinal, o próprio King afirmou em seu site oficial que considera esse livro como o melhor de sua extensa carreira, bem como o filme, que ao lado de “O Cemitério Maldito” representa a melhor adaptação de uma obra sua. Logicamente, sempre que consideramos um filme como sendo “o melhor” ou “o pior” de determinado estilo ou categoria, estamos fazendo isso baseados em nossas próprias impressões e idéias, de forma que as opiniões podem variar muito de uma pessoa para outra..."

Christine, o Carro Assassino (Christine, 1983) - Direção de John Carpenter, com Keith Gordo
Notas: História adaptada do livro "Christine" (1983).n e John Stockwell.

Colheita Maldita (em vídeo) / Filhos do Mal (no cinema) (Children of the Corn, 1984) - Direção de Fritz Kiersch, com Linda Hamilton e R. G. Armstrong.
Notas: Adaptação da história "As Crianças do Milharal", do livro de contos "Sombras da Noite" (Night Shift, 1976/77/7Cool. Originou uma enorme franquia com outros seis filmes produzidos diretamente para o mercado de vídeo até 2001: Colheita Maldita 2 - O Sacrifício Final (The Final Sacrifice, 1992, de David F. Price); Colheita Maldita 3 (Urban Harvest, 1995, de James D. R. Hickox); Colheita Maldita 4 (The Gathering, 1996, de Greg Spence); Colheita Maldita 5 - Campos do Terror (Fields of Terror, 1998, de Ethan Wiley); Colheita Maldita 666 - Isaac Está de Volta (Isaac's Return, 1999, de Kari Skogland); Colheita Maldita 7 - A Revelação (Revelation, 2001, de Guy Magar).
"Pense rápido: qual a franquia interminável de filmes de horror de baixo orçamento que lançou para o mundo cinematográfico vários astros de sucesso e ganhou status de "clássico dos anos 80"??? Será que é HALLOWEEN? Será que é SEXTA-FEIRA 13? Será que é A HORA DO PESADELO??? Que nada, gente!!! Pode parecer esquisito, mas a resposta para a pergunta é A COLHEITA MALDITA, cujo primeiro filme, um terrorzinho convencional feito em 1984, foi um grande sucesso e gerou, até agora, seis continuações. Pela franquia, que rendeu alguns filmes muito ruins, passaram atores que já foram ou hoje são astros do cinema, como Linda Hamilton, Charlize Theron, Naomi Watts, David Carradine, Fred Williamson, Nancy Allen, Alexis Arquette, Eva Mendez e muitos outros. Fico imaginando que cara essa gente hoje conceituada faz quando alguém cita: "Ahá, mas então você trabalhou em A COLHEITA MALDITA 5, não é?"

Chamas da Vingança (Firestarter, 1984) - Direção de Mark L. Lester, com Drew Barrymore, George C. Scott e David Keith.
Notas: História adaptada do livro "A Incendiária" (1980). Teve uma sequência em 2002 para a TV ("Vingança em Chamas" / Firestarter 2: Rekindled), de Robert Iscove, com Malcolm McDowell e Dennis Hopper.

Olhos de Gato (Cat's Eye, 1984) - Direção de Lewis Teague, com James Woods e Drew Barrymore.
Notas: Filme dividido em três episódios, sendo a história "Ex-Fumantes Ltda." (Quitter´s Inc.) adaptada do livro de contos "Sombras da Noite".
"Não que “Olhos de Gato” seja desconhecido, um fiasco ou muito menos uma obra-prima. Mas se encaixa perfeitamente no grupo de adaptações competentes. No melhor estilo “Além da Imaginação”, “Olhos de Gato” reúne três histórias do mestre do horror interligadas pelo aparecimento de um enigmático gato. Com roteiro do próprio King e direção do veterano Lewis Teague, que já trazia em seu currículo o suspense “Cujo” (outra transposição cinematográfica de uma obra do mestre, realizada dois anos antes) e o clássico Sessão das Dez “Alligator – O Jacaré Gigante”, “Olhos de Gato” conta ainda com um bom elenco, encabeçado pelo ótimo James Woods (de “Vampiros, de John Carpenter”) e a ainda garotinha Drew Barrymore (que já havia interpretado uma personagem criada por King em “A Incendiária”). "

A Hora do Lobisomem (Silver Bullet, 1985) - Direção de Daniel Attias, com Gary Busey e Corey Haim.
Nota: História adaptada do livro "A Hora do Lobisomem" (Cycle of the Werewolf, 1984). Foi exibido na televisão como “Bala de Prata”, tradução literal do original. Os responsáveis pela escolha dos títulos no Brasil foram oportunistas e de forma equivocada nomearam o filme “Lone Wolf”, de 1988, dirigido por John Callas e com Dyan Brown, como “A Hora do Lobisomem 2”, não tendo na verdade nenhuma relação com o filme inspirado no livro de Stephen King.
"Para tentar salvar a própria pele, um jovem casal de irmãos precisa desesperadamente descobrir a identidade do lobisomem que anda aterrorizando a sua cidade. Essa premissa, que em um primeiro momento pode parecer demasiadamente semelhante ao recente "Amaldiçoados" (Cursed, 2005) do veterano Wes Craven, é na verdade um dos principais elementos do roteiro de "Silver Bullet" (1985), filme que foi lançado no Brasil em VHS (e recentemente em DVD) com o título de "A Hora do Lobisomem", mas que foi exibido à exaustão na televisão pelo canal SBT com o título original de "Bala de Prata".... "

Comboio do Terror (Maximum Overdrive, 1985) - Direção de Stephen King, com Emilio Estevez.
Notas: Adaptação da história "Caminhões", do livro de contos "Sombras da Noite". Único filme dirigido por Stephen King. Teve uma espécie de refilmagem para a TV em 1998 chamada "Trucks".
"Eu gosto muito dos livros de Stephen King. Todos já sabem que suas adaptações para o cinema foram tão numerosas quanto variadas, oscilando de clássicos para lixos completos (infelizmente para cada CARRIE existem dois MANGLER), e com toda essa quantidade não poderia deixar de finalmente conferir uma adaptação especial de um conto do Mestre do Terror. A diferença é que esta história foi dirigida pelo próprio King em pessoa, que resolveu levar para as telas o conto “Caminhões” do livro "Sombras da Noite". Até consigo imaginar o que ele deve ter pensado quando teve a idéia de fazer o filme: "Cacete, esses caras estão arruinando com meus livros. Vou dar uma lição para eles" e foi lá e fez. A princípio pode-se pensar que sairia algo realmente bom, já que habitualmente os autores valorizam mais o desenvolvimento da história do que a gana de vender ingressos, só que o resultado não foi bem assim, e é considerado por muitos como a pior adaptação de King..."

* Conta Comigo (Stand By Me, 1986) - Direção de Rob Reiner, com Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O'Connell, Kiefer Sutherland e Richard Dreyfuss.
Nota: História adaptada da novela "O Corpo" (The Body), da coleção "Quatro Estações" (Different Seasons, 1982). A história é verídica, foi baseada num fato realmente ocorrido na infância de King. Inclusive, o próprio autor é retratado no filme, no personagem que se torna um escritor quando adulto.

Show de Horrores (Creepshow 2, 1987) - Direção de Michael Gornick, com Tom Savini e George Kennedy.
Notas: Filme dividido em três histórias sobrenaturais, com roteiro de George A. Romero, homenageando as antigas revistas em quadrinhos de horror dos anos 1950 da editora "EC Comics" (Tales From the Crypt / Weird Science / The Vault of Horror). O episódio "A Balsa" é inspirado em conto de Stephen King, do livro "Tripulação de Esqueletos" (Skeleton Crew, 1985). Teve um filme anterior em 1982, "Creepshow", de George A. Romero.
"Filmes de horror com histórias curtas, unidas por um fio condutor, são um subgênero bastante antigo e popular. Em meus alfarrábios não tenho informações sobre como começou esta onda, mas um dos filmes mais antigos que lembro neste modelo é o clássico NA SOLIDÃO DA NOITE (Dead of Night), de 1945, sobre o qual o Renato Rosatti escreveu uma excelente crítica. Este mostrava pessoas que se reúnem numa casa de campo e começam a contar histórias de horror, enquanto um deles lembra que havia sonhado tudo aquilo na noite anterior..."

* O Sobrevivente (The Running Man, 1987) - Direção de Paul Michael Glaser, com Arnold Schwarzenegger.
Nota: História adaptada do livro "The Running Man" (1982, sob o pseudônimo de Richard Bachman).

O Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989) - Direção de Mary Lambert, com Fred Gwynne, Dale Midkiff e Denise Crosby.
Notas: História adaptada do livro "O Cemitério" (1983). Teve uma sequência em 1992 ("O Cemitério Maldito 2" / Pet Sematary Two), também de Mary Lambert, com Edward Furlong.
"Quem nunca teve um animal de estimação? Um bichinho amigo, que nos acompanhou na infância e a deixou um pouco mais divertida. O cachorro companheiro, cúmplice de nossas traquinagens, o gatinho sempre disposto a deitar-se em nosso colo e passar um pouquinho de tempo conosco, aquele hamster peralta correndo em sua jaula. Eu particularmente nutro boas lembranças de meus animais de estimação: possuíamos até um cemitério especial para estes nossos companheiros no quintal de minha casa. E é justamente sobre um cemitério de animais que irei falar agora. "Cemitério Maldito (Pet Sematary)" foi a primeira adaptação para as telas de um livro de Stephen King que teve roteiro adaptado pelo próprio escritor. Baseado em um de seus melhores romances, "O Cemitério", esta produção não faz feio e é uma das adaptações mais rentáveis do Sr. King, com lucros em torno de $80 milhões. Afinal não é qualquer filme de terror que aparece com cacife suficiente para ser considerado clássico dentro do gênero..."

A Criatura do Cemitério (Graveyard Shift, 1990) - Direção de Ralph S. Singleton, com Brad Dourif.
Nota: Adaptação da história "Turno do Cemitério", do livro de contos "Sombras da Noite".

Contos da Escuridão (Tales From the Darkside - The Movie, 1990) - Direção de John Harrison, com Christian Slater.
Nota: Produção de George A. Romero, baseada em série homônima de TV, com três episódios sendo um deles, "The Cat from Hell", adaptado de um conto de Stephen King, que foi publicado nas antologias "Tales of Unknown Horror" (1978) e "Magicats" (1984).

Louca Obsessão (Misery, 1990) - Direção de Rob Reiner e com James Caan, Kathy Bates e Lauren Bacall.
Notas: História adaptada do livro "Angústia" (1987). Kathy Bates ganhou o "Oscar" de melhor atriz por sua atuação.

O Passageiro do Futuro (The Lawnmower Man, 1992) - Direção de Brett Leonard, com Pierce Brosnan.
Notas: Adaptação da história "O Homem do Cortador de Grama", do livro de contos "Sombras da Noite". Stephen King considerou que o filme não tem nenhuma relação com seu conto e entrou na justiça conseguindo retirar o crédito da história para ele por decisão judicial.Apenas por curiosidade, pois não houve nenhum envolvimento de Stephen King, foi filmada uma sequência em 1996 (“O Passageiro do Futuro 2” / Lawnmower Man 2: Beyond Cyberspace), de Farhad Mann, com Patrick Bergin

Sonâmbulos (Sleepwalkers, 1992) - Direção de Mick Garris, com Mark Hamill e Brian Krause.
Nota: Roteiro original de Stephen King, sem ser baseado em nenhum livro ou história já publicada anteriormente.

A Metade Negra (The Dark Half, 1993) - Direção de George A. Romero, com Timothy Hutton e Michael Rooker.
Nota: História adaptada do livro "A Metade Negra" (1989).

Trocas Macabras (Needful Things, 1993) - Direção de Fraser C. Heston, com Max Von Sydow e Ed Harris.
Nota: História adaptada do livro "Trocas Macabras" (1991).

Mangler - O Grito do Terror (The Mangler, 1994) - Direção de Tobe Hooper, com Robert Englund e Ted Levine.
Notas: Adaptação da história "A Máquina de Passar Roupa", do livro de contos "Sombras da Noite". Teve uma sequência em 2001 para a TV ("Pânico Virtual" / The Mangler 2), de Michael Hamilton-Wright, com Lance Henriksen; e uma em 2005, "Mangler: O Massacre".
"Existem pessoas que não se abatem por nada. Até mesmo os mais terríveis obstáculos são encarados como novos e maravilhosos desafios. Hoje conheceremos a história de Tobe Hooper. Tobe Hooper, 34 anos de idade, torna-se aclamado diretor de um dos ícones do cinema de terror no auge de seu sucesso e de sua forma física. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e numa bela manhã de Sol, Tobe Hooper passou a fazer uma tranqueira de filme atrás do outro, sendo um dos responsáveis pela falência da Cannon Group, e seu trabalho caiu em descrédito. Qualquer um de nós ficaria chateado, desmotivado, sem vontade de cantar uma bela canção, mas, não, este homem! Não, Tobe Hooper!..."

* Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) - Direção de Frank Darabont, com Morgan Freeman e Tim Robbins.
Nota: História adaptada da novela "Os Condenados de Shawshank" (Rita Hayworth & the Shawshank Redemption), da coleção "Quatro Estações".

* Eclipse Total (Dolores Claiborne, 1995) - Direção de Taylor Hackford, com Kathy Bates e Jennifer Jason Leigh.
Nota: História adaptada do livro "Eclipse Total" (1992).

A Maldição do Cigano (Thinner, 1996) - Direção de Tom Holland, com Robert John Burke.
Nota: História adaptada do livro "A Maldição do Cigano" (1984, sob o pseudônimo de Richard Bachman).

Vôo Noturno (The Night Flier, 1998) - Direção de Mark Pavia, com Miguel Ferrer.
Nota: Adaptação de história "O Piloto Noturno", do livro de contos "Pesadelos e Paisagens Noturnas" (Nightmares & Dreamscapes, 1993), e que também havia sido publicado antes na antologia "Prime Evil" (1988).
"As adaptações cinematográficas das obras Stephen King são sempre motivos de discussão. Alguns acham que os livros do autor são extremamente complicados de serem transportados para as telas de cinema, o que gera produções ruins, onde a "liberdade de criação" - adaptações com pouca relação com o texto original - e os efeitos especiais deixam evidente o pouco conteúdo. Outros acreditam que o nome "Stephen King" já se tornou uma marca registrada para o comércio do gênero, então muitos cineastas, em parceria com roteiristas fajutos, contratados por produtoras ambiciosas, dedicam-se na realização de filmes baseados, muitas vezes, em contos de apenas duas páginas; ou simplesmente utilizam o nome do conto apenas como pretexto para um enredo nada relacionado com a história original (maior exemplo: Passageiro do Futuro). Com isso, o espectador e fã do autor é bombardeado todos os anos com dezenas de filmes - a maioria continuações - que levam a assinatura de King, mas que não fazem jus ao trabalho do escritor..."

O Aprendiz (Apt Pupil, 1998) - Direção de Bryan Singer, com Ian McKellen e Elias Koteas.
Nota: História adaptada da novela "Aluno Inteligente", da coleção "Quatro Estações".

* Cain Rose Up (1999) - Direção de David Britten Prior, com Deborah Offner.

À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999) - Direção de Frank Darabont, com Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse, Gary Sinise e Barry Pepper.
Notas: História adaptada da mini-série literária “O Corredor da Morte” (1996), a primeira e única já escrita por Stephen King. Somente depois da produção do filme é que os capítulos foram reunidos em um único livro, que no Brasil se chamou “À Espera de Um Milagre”.

* Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis, 2001) - Direção de Scott Hicks, com Anthony Hopkins e David Morse.
Nota: História adaptada do livro "Corações na Atlântida" (1999).

O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher, 2003) - Direção de Lawrence Kasdan, com Morgan Freeman e Tom Sizemore.
Nota: História adaptada do livro "O Apanhador de Sonhos" (2001).
"Após estrear nos Estados Unidos em 21/03/03, pouco menos de um mês depois, em 18/04, entrou rapidamente em cartaz nos cinemas brasileiros mais um filme inspirado numa história do "Mestre do Horror Moderno" Stephen King. Trata-se de "O Apanhador de Sonhos" (Dreamcatcher), dirigido por Lawrence Kasdan e com os experientes Morgan Freeman e Tom Sizemore no elenco, numa mistura de horror com elementos de ficção científica. O roteiro foi escrito por William Goldman, que já havia adaptado anteriormente outros dois livros de King para o cinema, "Louca Obsessão" (Misery, 1990) e "Lembranças de um Verão" (Hearts in Atlantis, 2001), produzidos pela "Castle Rock Entertaiment". Na pequena cidade de Derry, no Estado americano de Maine (terra natal de King e cenário de muitas de suas histórias), um grupo de quatro jovens amigos, Henry (Mike Holekamp), Jonesy (Giacomo Baessato), Beaver (Reece Thompson) e Pete (Joel Palmer) salvam um garoto deficiente mental e com poderes especiais telepáticos chamado Duddits (Andrew Robb) que estava sendo molestado por uma gangue de adolescentes. A partir desse incidente, o grupo de garotos recebe de Duddits como presente de gratidão um dom sobrenatural de premonição e uma capacidade de se comunicar telepaticamente, criando um forte vínculo entre eles e reforçando ainda mais a amizade existente..."

Janela Secreta, A (Secret Window, 2004) - Direção e roteiro de David Koepp, com Johnny Depp, John Turturro, Timothy Hutton, Maria Bello e Charles Dutton.
Nota: História adaptada do conto “Meia-noite e Dois Minutos: Janela Secreta, Jardim Secreto”, do livro “Depois da Meia-Noite” (From Four Past Midnight, 1990).
"O escritor americano Stephen King é um dos autores de horror mais populares no mundo, com uma grande quantidade de livros publicados e uma enorme legião de fãs em todos os cantos do planeta. Muitas de suas histórias foram adaptadas para o cinema e televisão, e curiosamente a maioria dos filmes baseados em sua obra literária não foram bem recebidos pelo público. De toda essa vasta filmografia existe algumas exceções como por exemplo "Carrie, A Estranha" (76), "O Iluminado" (80), "Cemitério Maldito" (89), "Louca Obsessão" (90) e "Um Sonho de Liberdade" (94), que são considerados quase que de forma unânime como grandes filmes de histórias de Stephen King, mas o restante das adaptações (mais de 50 filmes), sempre geraram conflitos de interpretações e receptividade dividida entre os fãs de seus livros. Um caso recente foi o lançamento em 2003 de "O Apanhador de Sonhos" (Dreamcatcher), uma história que mistura elementos de horror e ficção científica, e que foi um filme bastante criticado, e que eu mesmo também achei meio fraco, com piadas inconvenientes e o desperdício do talento de atores como Morgan Freeman..."

Montado na Bala (Dreamcatcher, 2003) - Direção de Mick Garris, com Jonathan Jackson e David Arquette.
Nota: História adaptada do e-book "Riding the Bullet".

1408 (1408, 2007) - Direção de Mikael Håfström.
Nota: História adaptada do conto "1408".
"Já faz um tempo razoável que não podemos ver uma boa adaptação do Mestre Stephen King nas telonas (a última foi JANELA SECRETA, em 2004, e a anterior foi O APANHADOR DE SONHOS, de 2003, e, bem, é melhor esquecer isso...) e mesmo as boas histórias de terror de uma maneira geral estavam escassas. Convenhamos que o gênero anda inflacionado ultimamente, sofrendo de uma falta de criatividade imensa, de modo que produções com histórias simples e eficientes, dirigidas de forma que te mantém preso e entretido o tempo todo - sem tentar chocar o espectador à toa e tampouco chamar o público de idiota - devem ser recebidas com certa empolgação. É até para se admirar que o filme 1408, que chegou aos cinemas nacionais no último dia 2 de novembro, possa surpreender uma boa parcela do fã de horror, pois muitos faróis amarelos estavam acesos para a produção: Mikael Håfström é um diretor sueco cuja experiência não é muito grande (seu último filme foi FORA DE RUMO, de 2005); a censura PG-13 nos Estados Unidos que quase sempre significa filmes repletos de sustos fáceis; os testes de audiência que exigiram um final menos pessimista (detalhes no final do artigo); e mais pessoalmente eu não ia com a cara do protagonista John Cusack, até agora, hehehe... ..."

O Nevoeiro (The Mist, 2007) - Direção de Frank Darabont.
Nota: História adaptada do conto "O Nevoeiro", do livro "Tripulação de Esqueletos".


FILMOGRAFIA - TELEVISÃO / VÍDEO

Salem's Lot (1979) - Mini-série de 210 minutos com direção de Tobe Hooper e com James Mason.
Notas: História adaptada do livro "A Hora do Vampiro" (1975). Teve uma versão reduzida de 112 minutos lançada em vídeo e teve também uma sequência em 1988 ("Retorno a Salem's Lot" / "A Return to Salem's Lot"), de Larry Cohen. E em 2004 teve uma outra mini série homônima produzida diretamente para a TV com direção de Mikael Salomon.

O Processador de Palavras dos Deuses (The Word Processor of the Gods, 1984) - Episódio da série de TV "Tales From the Darkside".
Nota: Lançado em vídeo como "Contos da Escuridão 2", baseado em conto do livro "Tripulação de Esqueletos".

* Gramma (1985) - Episódio da nova série de TV "Além da Imaginação" (The Twilight Zone, 1985/1989).
Nota: Com roteiro do escritor Harlan Ellison, baseado em conto do livro "Tripulação de Esqueletos".

* The Moving Finger (1988) - Episódio da série de TV "Monstros" (Monsters, 1988/1989).
Nota: Primeiro foi escrito o roteiro e depois a história foi publicada na revista "Fantasy & Science Fiction" (Dezembro de 1990).

O Túnel do Horror (Stephen King's Night Shift Collection, 1989)
Notas: Antologia com três episódios curtos de horror, dirigidos por John Woodward, Jack D. Garrett e Damian Harris, respectivamente. As histórias são “Discípulos do Corvo” (Disciples of the Crow, 1983, do conto “As Crianças do Milharal”, filmado também em 1984 como “Colheita Maldita”, inspirada no livro de contos “Sombras da Noite”), além de “O Quarto 321” (The Night Waiter, 1987) e “A Hora da Morte” (Killing Time, 1995), estas não baseadas na obra de King. Foi lançado em VCD no Brasil.
"Com essa introdução escrita inicia-se "O Túnel do Horror", uma antologia com três episódios curtos de horror, sendo um deles baseado na obra literária de Stephen King. O filme foi lançado no Brasil no final de Janeiro de 2005 no formato VCD através da revista "VCD Collection" ano 1 número 2, da "Editora Van Blad". Antes, já havia sido lançado por aqui no formato VHS pela extinta "Mundial Filmes". A primeira história é "Discípulos do Corvo" (Disciples of the Crow, 1983, 20 minutos), dirigido por John Woodward, baseado no conto "As Crianças do Milharal" (Children of the Corn), do livro "Sombras da Noite" (Night Shift), de Stephen King, e que também foi filmado em 1984 como "Colheita Maldita". As outras duas histórias são "O Quarto 321" (The Night Waiter, 1987, 15 minutos), dirigido, escrito, produzido e editado por Jack Garrett, e "A Hora da Morte" (Killing Time, 1995, 30 minutos), com direção de Damian Harris e roteiro dele em parceria com Patrick Aumont, baseados no conto "The Late Shift", de Dennis Etchison, e que tem no elenco o ator Eric Stoltz em início de carreira, ele que se destacaria posteriormente transformando-se num rosto mais conhecido pelo público..."


It - Uma Obra-Prima do Medo (It, 1990) - Mini-série de 192 minutos, com direção de Tommy Lee Wallace e com Anette O'Toole e Richard Thomas.
Nota: História adaptada do livro "A Coisa" (1986).

Jovem Outra Vez (The Golden Years, 1991) - Mini-série, com Keith Szarabajka, Ed Lauter e R. D. Call.
Nota: Roteiro original de Stephen King, sem ser baseado em nenhum livro ou história já publicada anteriormente.

Às Vezes Eles Voltam (Sometimes They Come Back, 1991) - Direção de Tom McLoughlin, com Tim Matheson.
Notas: Adaptação da história "Às Vezes Eles Voltam", do livro de contos "Sombras da Noite". Teve outras duas sequências em 1996 ("Às Vezes Eles Voltam 2" / Sometimes They Come Back... Again), de Adam Grossman e 1998 ("Às Vezes Eles Voltam... Para Sempre" / Sometimes They Come Back... For More), de Daniel Zelik Berk.

* Chinga (1993) - Episódio da série de TV "Arquivo X" (The X-Files, 1993/2002).
Tommyknockers - Tranquem Suas Portas (The Tommyknockers, 1993) - Direção de John Power, com Jimmy Smits e Traci Lords.
Nota: História adaptada do livro "Os Estranhos" (1988).

A Dança da Morte (The Stand, 1994) - Mini-série de 366 minutos com direção de Mick Garris e com Gary Sinise.
Nota: História adaptada do livro "A Dança da Morte" (1978).
"Se o mundo fosse um lugar mais justo para os fãs de horror, filmes como DAWN OF THE DEAD não seriam refilmados como uma produção de 120 minutos, mas sim como uma minissérie de 12 horas, com tempo de sobra para trabalhar os personagens e o drama de uma situação tão apavorante - o fim da humanidade e da sociedade moderna. Cheguei a esta conclusão depois de ler as mais de mil páginas do livro THE STAND, de Stephen King, lançado no Brasil como A DANÇA DA MORTE. Para quem tem preguiça de ler, existe nas locadoras uma compilação em duas fitas, com oito horas de duração, da minissérie feita para a TV americana em 1994, baseada no livro de King. A boa notícia: ao contrário de outras adaptações do autor para a TV, como a de O ILUMINADO, esta não é enrolada nem se perde nos efeitos especiais. Na verdade, é fidelíssima ao livro e foi feito um trabalho excelente de adaptação, deixando o espectador com uma vontade enorme de ver a minissérie na íntegra..."


Fenda no Tempo (The Langoliers, 1995) - Direção de Tom Holland, com Dean Stockwell e David Morse.
Nota: Adaptação da novela "Os Langoliers", do livro "Depois da Meia-Noite" (From Four Past Midnight, 1990).

* The Revelations of Becka Paulson (1995) - Episódio da nova série de TV "Quinta Dimensão" (The Outer Limits, 1995).
Nota: Adaptação da historia "The Revelations of Becka Paulson", publicada na revista "Rolling Stone" (Dezembro de 1979).

O Iluminado (The Shinning, 1997) - Mini-série de 273 minutos, com direção de Mick Garris e com Rebecca De Mornay.
Notas: História adaptada do livro "O Iluminado" (1977). Teve um filme homônimo para o cinema em 1980, dirigido por Stanley Kubrick e com Jack Nicholson.

Trucks - Comboio do Terror (Trucks, 1998) - Direção de Chris Thomson, com Brendan Fletcher.
Notas: Adaptação da história "Caminhões", do livro de contos "Sombras da Noite". Uma espécie de refilmagem de "Comboio do Terror" (1985), único filme dirigido por Stephen King.

A Maldição de Quicksilver (Quicksilver Highway, 1998) - Direção de Mick Garris, com Christopher Lloyd.
Notas: Filme dividido em duas histórias de uma série cancelada de TV em forma de antologia. Uma das histórias é de Clive Barker (The Body Politic) e a outra é de Stephen King ("A Dentadura Mecânica" / Chattery Teeth), do livro de contos "Pesadelos e Paisagens Noturnas".

A Tempestade do Século (Storm of the Century, 1999) - Mini-série de 288 minutos, com direção de Craig R. Baxley e com Timothy Daly.
Nota: Primeiro foi escrito o roteiro para uma mini-série de TV, e depois a história foi transformada em livro.

A Casa Adormecida (Rose Red, 2002) - Mini-série de 254 minutos , com direção de Craig R. Baxley e com Nancy Travis e Kimberly J. Brown.
Nota: Roteiro original de Stephen King, sem ser baseado em nenhum livro ou história já publicada anteriormente.

* The Dead Zone (2002) - Série de TV, com Anthony Michael Hall.
Notas: História adaptada do livro "Zona Morta" (1979). Teve um filme homônimo para o cinema de 1983, dirigido por David Cronenberg, com Christopher Walken, Anthony Zerbe, Martin Sheen, Herbert Lom e Tom Skerritt.

* The Diary of Ellen Rimbauer (2003) - direção de Craig R. Baxley e com Lisa Brenner e Steven Brand.
Nota: Os personagens da história foram criados por Stephen King. Seqüência da mini-série A Casa Adormecida.

Desespero (Desperation, 2003) - Direção de Mick Garris, com Tom Skerritt e Steven Weber.
Nota: História adaptada do livro "Desespero".
"Em meus rascunhos, eu não comecei essa resenha dessa forma. Essas primeiras linhas são improvisadas, pois achei necessário escrevê-las. Pois bem, vejamos o que temos como resumo disponibilizado no encarte da mídia. Transcrevo-o integralmente: “Quando um xerife prende um escritor, uma família e um caronista, e os trancafia em uma cela, na desolada cadeia da pequena Desperation, eles devem lutar por suas vidas. A caminho do Lago Tahoe, por ansiadas férias, a família Carver é presa quando os quatro pneus de seu trailer furam. Collie Entragian é o xerife encarregado na pequena cidade de Desperation, Nevada, e um policial cuja maldade transcende sua vida. Mas os Carvers não estão sozinhos. Entragian tem o péssimo hábito de, regularmente, deter os viajantes na estrada que corta a cidade e cuja população, na verdade, foi formada a partir do seu arbítrio. O xerife também pode mudar de forma e convocar a ajuda de criaturas horripilantes, incluindo escorpiões, cobras e aranhas”..."

Kingdom Hospital (2004) - Série de TV, escrita especialmente para a TV. Direção de Craig R. Baxley .
Nota: roteiro de Stephen King, Tabitha King, Richard Dooling, Lars von Trier e Niels Vørsel

Pesadelos e Paisagens Noturnas (Nightmares and Dreamscapes: From the Stories of Stephen King, EUA / Austrália, 2006) - Série de TV, com direção de Rob Bowman, Mark Haber, Brian Henson, Sergio Mimica-Gezzan, Mike Robe, Mikael Salomon.
Nota: Episódios baseados nos contos das antologias "Pesadelos e Paisagens Noturnas Vol. 1 e 2", e outras...
"Tudo o que envolve o nome de Stephen King, seja na TV ou no cinema (não cito os livros, pois possuem sempre uma qualidade inquestionável), deve ser vista encarado atualmente com empolgação e desespero. Empolgação porque estamos falando de um projeto que vai ter uma das fontes mais incríveis de roteiro adaptado - que vai atrair grande parte dos fãs - e desespero porque estas tentativas dificilmente aportam em algum lugar decente. Em contrapartida, a televisão sempre foi a saída para transportar as histórias que demandam menos orçamento e com King não é diferente. De pouco tempo pra cá a maioria destas obras já está disponibilizada no Brasil em DVD: DESESPERO, A DANÇA DA MORTE, FENDA NO TEMPO e JOVEM OUTRA VEZ são os exemplos mais recentes e notórios..."


--------------------------------------------------------------------------------
Notas do Autor:

1: Essa listagem da produção de cinema e TV/Vídeo baseados em histórias de Stephen King pode ser considerada bem completa, abrangendo um período de quase quarenta anos e dezenas de filmes com participação direta ou indireta do “mestre do horror moderno”. Porém, podem ocorrer também omissões de filmes ou falhas de informações. Alguns filmes produzidos como seqüências de franquias foram realizados para a televisão ou vídeo, apesar de constarem como notas na lista de filmes para o cinema, devido aos seus originais terem sido lançados na tela grande.

2: Não constam na listagem alguns filmes de curta metragem lançados em vídeo como: “A Mulher no Quarto” (The Woman in the Room, 1983), “The Night Waiter” (1987), “The Boogeyman” (1995), “O Fantasma” (Ghosts, 1997), “Paranoid” (2000), “Primavera Vermelha” (Strawberry Spring, 2001), “Night Surf” (2002), “Rainy Season” (2002), e outros.

3: Entre os vários projetos anunciados ou em desenvolvimento com participação de Stephen King, teremos para 2008 o lançamento de uma mini-série para a TV inspirada no livro “O Talismã” (The Talisman). Como podemos perceber, o escritor Stephen King continua com seu trabalho bastante requisitado, mostrando que sua obra permanece despertando muito interesse aos executivos da indústria de televisão e cinema.

Fonte de pesquisa: Boca do Inferno.