Baseada em um filme de mesmo nome, Outsourced estreou já taxada como racista por algumas críticas americanas. O que se pode dizer após assistir o piloto dessa nova comedia, é que ela tem sim piadas culturais indianas, mas também detona seu próprio país de produção, os Estados Unidos. Além disso, ela é, infelizmente, não tão divertida como deveria ser.
Todd Dempsy (Ben Rappaport) trabalha para uma empresa que fabrica e vende utensílios completamente inúteis, tais como viscos presos em sinto para se beijar, bem…lá em baixo; xícaras em formatos de vaso sanitário; vômito e fezes falsas…enfim, futilidades que muita, muita gente gosta de comprar. Mas tal empresa resolve diminuir o orçamento e contratar mão-de-obra terceirizada para seu call center, e resolvem fazer isso em Mumbai, na Índia, enviando Todd para ser o gerente do local.
A sério mostra o choque cultural, tanto de Todd para com o novo país e com seus trabalhadores estranhando os costumes americanos. É uma série de comedia, então exageros são esperados. O legal é que os produtores se preocuparam em não ofender os indianos, apenas estereotipar os personagens e usar clichês, que, em demasia, podem desgastar ao longo dos episódios. A série também “pisa” nos próprios americanos mostrando o quão fúteis eles podem ser por amarem tais inutilidades e comprá-las aos montes. Outra piada contra eles é o abuso do fast-food feito com a carne bovina, e como a gente sabe, a vaca é considerada um animal sagrado pelos indianos, o que já mostra mais um choque cultural.
O mais legal mesmo é que Todd é um personagem extremamente simpático que torce pela sua equipe e quer vê-los crescer e se tornarem a melhor equipe de call center do local. Ele tenta ensinar a cultura americana para eles ao mesmo tempo que vai aprendendo a cultura indiana. O problema maior mesmo é que a série não é tão engraçada como eu pensava que seria e várias das piadas não são inovadoras, o que seria de se esperar pelo ambiente que a serie cria e se produz. O bom aqui é lembrar que as séries da NBC nem sempre começaram bem, mas com o andamento da temporada foram se mostrando ótimas e engraçadas comédias. Aqui então, é só esperar.
Os personagens e seus atores são outros fatores que fazem da série ser tão simpática. Eu, particularmente, me rachei de rir com a tímida Madhuri (Anisha Nagarajan), a garota que fala baixinho mas que consegue vender seu primeiro utensílio para algum americano. Suas duas cenas principais como quando se apresenta para o chefe Todd e quando tenta encenar alguma cena americana na aula de cultura dos Estados Unidos, foram divertidíssimas, mas, podem acabar perdendo a graça ao longo dos episódios. Quem que já gostei de cara foi de Manmeet (Sacha Dhawan). O cara é super gente boa e louco para simpatizar e pode viver uma vida americana, namorando quantas garotas quiser e daí sim escolher com quem casar. Ele é extremamente simpático e de início, um dos amigos de Todd.
Ainda no elenco temos Asha (Rebecca Hazlewood), uma linda indiana que deve logo logo se tornar parte de um triângulo amoroso com Todd e a australiana Tonya (Pippa Black), que gerencia o call center de uma empresa aérea. Asha questiona os motivos de vender coisas inúteis e parece ser a mais esperta do local. O assistente de gerente que sonha com o declínio de Todd para que ele fique em seu lugar, também sabe ser engraçado. Ele é Rajiiv (Rizwan Manji) que também tenta explicar algumas coisas de sua cultura para Todd. Gupta (Parvesh Cheena) é outro excelente personagem que ninguém gosta de ficar perto. Ele é daqueles chatos que se você dá corda ele nunca mais vai parar. E completando o elenco temos Charlie (Diedrich Bader) que gerencia outro call center da agência terceirizada que fornece os trabalhadores para todas essas empresas. É Charlie quem dá dicas a Todd de como se comportar, inclusive com a comida, mais uma piada ironizando os padrões de vida indianos.
No final de tudo, achava que seria realmente racista devido algumas críticas que havia lido, mas não é bem o caso, como já expliquei há alguns parágrafos acima. Outsourced não foi extremamente divertida em seu episódio piloto, mas teve uma boa audiência quase chegando aos 8 milhões de telespectadores, superando outras duas comedias da NBC, Community e 30 Rock. Vamos esperar mais alguns episódios para ver se ela realmente sabe fazer rir sem estereotipar demais e sem usar clichês batidos que ficarão obsoletos com o tempo. Por enquanto, vale a pena!!