Gothic (1986)



" Em 1816, o poeta Percy Sheller, visita seu amigo Lord Byron, também poeta, que vive auto-exilado na Suíça. Shelley leva consigo sua mulher Mary Godwin e a cunhada Claire. Byron incita os visitantes cultos a experimetarem a imaginação, estimulada por histórias de horror, a prática do amor livre e cultos que desafiam as amarras religiosas e os maiores temores de cada um. Gothic é um sedutor e fascinante estudo sobre a criação de dois grandes mitos da cultura popular: o vampiro e o Frankenstein. Baseado em fato verídico, Gothic é um autêntico delírio visual, que o Jornal Variety definiu como um genial filme de terror para intelectuais. "

Fonte: www.interfilmes.com


CRÍTICA :
" Um autêntico delírio audiovisual com a grife de Ken Russell inspirado num encontro real do casal Shelley com Byron. Sabe-se que esta “noitada no abismo” pagã deu origem a dois clássicos absolutos da literatura romântica e de horror: FRANKENSTEIN e o conto O VAMPIRO, que viria a inspirar Brian Stoker na criação de DRÁCULA. A imagem símbolo do filme faz referência ao quadro “Gothic Nighmare” de Henri Fuselli, que serve de adereço à mansão de Byron no filme. O jornal “Variety” definiu Gothic como “um Pesadelo em Elm Street para intelectuais”. "
Fonte : Brunobonfarte

" Filme lindo e pertubador de um dos meus preferidos diretores de terror, Ken Russel. Mergulhando na literatura gótica principalmente do século XIX, o filme nos apresenta principalmente toda a loucura e libertinagem de nosso querido Lord Byron (numa interpretação fenomenal de Gabriel Byrne). "
Fonte : Cyinicozilla

Gothic (1986) foi dirigido por Ken Russel e roteirizado por Stephen Volk . No elenco talentoso destacamos a atuação de Gabriel Byrne ( Lord Byron ) , Julian Sands ( Shelley ) , Natasha Richardson* ( Mary Shelley ), Myriam Cyr ( Claire Clairmont ) e Timothy Spall ( Dr. Polidori ).
Para os iniciados na filmografia deste grande diretor , Gothic tem todos os elementos visuais e narrativos que o consagraram como um dos mais importantes diretores do cinema inglês . O mais ousado e criativo de sua geração . O filme mistura realidade e delírio ficcional ao narrar o encontro "festivo" de jovens intelectuais ingleses na mansão de Lord Byron. O filme é obrigatório para os admiradores do veterano cineasta . Boa Sessão de Cinema !

*Nota: A atriz Natascha Richardson faleceu recentemente em 18/03/2009.

Ficha Técnica:

Título no Brasil:

Título Original: Gothic
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 83 Minutos
Ano de Lançamento: 1986
Direção: Ken Russel
País: Reino Unido
IMDb


LEGENDA

TORRENT