DOIS OLHOS SATÂNICOS - 1990

Senha: http://farra.clickforuns.net

Direção: George A. Romero e Dario Argento
Roteiro: George A. Romero, Dario Argento, Franco Ferrini
Produção: Achille Manzotti
Música: Pino Donaggio
Fotografia: Peter Reniers
Edição: Pasquale Buba

Elenco:
Adrienne Barbeau - Jessica Valdemar
Ramy Zada - Dr. Robert Hoffman
Bingo O'Malley - Ernest Valdemar
Jeff Howell - Policial
E.G. Marshall - Steven Pike
Harvey Keitel - Roderick
Madeleine Potter - Annabel
John Amos - Det. Legrand
Sally Kirkland - Eleonora
Kim Hunter - Mrs. Pym

Sinopse: Dois contos adaptados da obra de Edgar Allan Poe: "O Caso do Sr. Valdemar" narra a história de um velho milionário que, à beira da morte, é hipnotizado pela mulher e seu amante numa tentativa de forçá-lo a assinar um documento deixando toda a sua fortuna para a esposa. "O Gato Preto" narra a história de um fotógrafo policial que reúne as fotos mais impressionantes de seu ofício em um livro onde aparece o gato de sua esposa, Annabel, sendo enstrangulado. Ela, então, se surpreende com o estado mental doentio do marido.






A partir de um projeto de Dario Argento, onde ele planejava ter a colaboração de três grandes diretores, nasceu "Dois Olhos Satânicos", de 1990. Inicialmente seria um filme onde John Carpenter, Wes Craven, George A. Romero e o próprio Argento colaborariam em cima de uma história do mestre da literatura do terror Edgar Allan Poe.
Carpenter e Craven pularam fora do projeto antes de começar, forçando Argento a mudar os planos: "Dois Olhos Satânicos" virou um filme separado em dois contos de Poe: "O caso do Sr Valdemar" dirigido por Romero e "Gato Preto" dirigido por Argento.
O interessante em assistir ao filme é descobrir claramente a maneira diferente de filmar dos americanos e italianos, ambos diretores são mestres do terror mas trilham caminhos totalmente opostos para o resultado final. Enquanto Romero segue uma característica linear, típica de filmes feitos em USA, Argento prefere ousar e mostrar as suas loucuras mais uma vez, como tantas outras obras dos italianos. Gênesis Ramone
Crítica completa - Boca do Inferno