Buffy A Caça-Vampiros


Buffy the Vampire Slayer (Buffy, a Caça-Vampiros no Brasil e Buffy - Caçadora de Vampiros em Portugal) (1997-2003) é uma série de televisão americana criada por Joss Whedon. Foi criticamente aclamada e mantem um forte estatuto como série de culto(ou cult serie). A série foi criada em 1997 pelo escritor-diretor Joss Whedon com sua Mutant Enemy Productions e com posterior co-produtores executivos sendo Jane Espenson, David Fury, e Marti Noxon. A narrativa segue a vida de Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar), a mais recente em uma linha de jovens mulheres conhecidas como Caçadoras. Caçadoras são escolhidas pelo destino para a batalha contra vampiros, demônios, e outras forças das trevas. Tal como anteriores Caçadoras, Buffy é auxiliada por um Sentinela, que orienta, ensina, e os conduz. Contrariamente a suas antecessoras, Buffy tinha um círculo de amigos leais, que se tornou conhecida como a "Scooby Gang".

A série alcançou normalmente entre quatro e seis milhões de telespectadores nas exibições originais. Em seu canal de origem ,The WB era muito assistida. Os comentários para o show foram positivos, e foi classificado em 41º na lista do TV Guide na Lista dos 50 melhores Shows de todos os tempos, bem como 2º da Empire, 50 Melhores Programas de TV de todos os tempos. Buffy também foi votado como 3º na Lista TV Guide dos Shows Mais Cults de todos os tempos e incluída na "Time Magazine's" Entre os 100 melhores programas de TV de todos os tempos. Foi nomeado para o Emmy e o Globo de Ouro. A rede WB cessou a operação em 17 de setembro de 2006 após uma "homenagem" à suas "mais memoráveis séries", incluindo o episódio piloto de Buffy e seu spin-off Angel. Sucesso de Buffy levou a centenas de produtos, incluindo romances, quadrinhos, e jogos de vídeo game. A série tem recebido atenção nos Fandom, paródia, e as universidades, e tem influenciado a direção de outras séries televisivas.

A série, criada por Joss Whedon, pretendia-se à partida uma representação da vida adolescente com uma figura central feminina altamente activa.

Não se acreditava, no entanto, que as idéias apresentadas por Whedon, incomuns para a televisão americana da época, rendessem melhor do que o desastroso filme já anteriormente realizado sobre o conceito, escrito por Whedon mas realizado por Fran Kuzui, e a série foi concebida sob baixas expectativas de sucesso comercial ou crítico, estreando portanto no midseason de 1997 (em Abril), quando as séries principais estavam em intervalo (a temporada oficial começa em Setembro e vai até Maio), servindo originalmente de substituição temporária, com uma temporada de 12 episódios (ao contrário dos tradicionais 22). A Primeira temporada alcançou já uma média razoável, para um canal acabado de nascer. Cada episódio foi visto, em média, por 4.9 milhões de pessoas.

Confrontada com o interesse público na série, a WB renovou a série para um segundo ano de 22 episódios. A série manteve o seu razoável desempenho em termos de audiências e grande interesse da parte dos círculos críticos, levando a uma terceira temporada. A segunda temporada consegue a proeza de cativar ainda mais pessoas, sendo que cada episódio desta temporada foi visto por aproximadamente 5.6 milhões de pessoas. De realçar que o episódio mais visto da série pertence à segunda temporada (Innocense) e foi visto por aproximadamente 8.2 milhões de pessoas.

Finalizada esta terceira temporada, no começo de 1999, há que notar a saída da personagem Angel, levando à criação da sua própria série, Angel, apresentando este vampiro com alma a oferecer ajuda contra forças malignas numa organização própria, na cidade de Los Angeles. A série, estreada em Outubro de 1999, durou cinco temporadas de relativo sucesso crítico na WB. A terceira temporada, ao consolidar a tão adorada relação de Buffy e Angel cativa ainda mais pessoas conseguindo a melhor média de sempre e de toda a série: 5.9 milhões de pessoas assistiram a cada episódio da série 3. Nesta terceira temporada Buffy conseguia shares dignos de séries bem melhor situadas a nível de audiência (shares de 12 a 14, muito incomum no canal WB). Muitos foram os que disseram que uma quarta temporada seria um fracasso. A verdade é que a série mostrou-se mais forte e manteve a sua média com 5.2 milhões de pessoas por episódio.

Com a aproximação do final de sua quinta temporada o contrato entre a 20th Century FOX - a produtora - e a WB chegaria ao fim. A FOX queria um aumento considerável por episódio. A série Buffy iniciou uma nova fase, algo polémica, pelo teor sexual ou gráfico ocasionalmente mais explícito e pelo estilo inicial pouco familiar, durando 2 temporadas no canal UPN, acabando em Maio de 2003, por escolha mútua de Joss Whedon e Sarah Michelle Gellar. A quinta temporada, embora com história interessante, caiu para uma média de 4.8 milhões de pessoas, continuando ainda a ser dos programas mais vistos da WB.

Em 2001 começa a sexta temporada, que depois de transitar da WB para a UPN tem um estreia estrondosa, tornando-se o primeiro episódio, (Bargainning) de duas horas, o segundo episódio mais visto da série atraindo 7.7 milhões de pessoas. A sexta temporada manteve-se com média acima dos 4 milhões. Em 2002, a sétima série estreia demonstrando já um certo desgaste. A primeira metade desta temporada é a mais vista. Depois nota-se uma certa queda nos números. Ainda assim o último episódio da série, com 4.9 milhões dá grande ajuda a média que se situa também acima dos 4 milhões.

Em 2007 Começaram a ser lançados os livros de banda desenhada da Buffy continuando assim a 8ª série em papel, série esta que decorre depois 5ª série de Angel e ainda depois do 12º episódio da 6 série de Angel esta já em papel.

O Filme

O Filme que Foi Lançado antes da Serie Buffy: A Caça-Vampiros Faz Parte da Serie de TV Buffy: A Caça-Vampiros,Serve Como Episodio Piloto Da Serie Buffy: A Caça-Vampiros que mostra Como Buffy se tornou uma Caçadora.


  • Buffy Anne Summers descobriu, quando ainda era uma adolescente, que não era uma menina comum. Buffy é uma das escolhidas para lutar contra o mal, forte e corajosa que tem um destino a cumprir: proteger o mundo de monstros. Assim, depois de ser treinada por seu Guardião, Giles, ela vai alternar sua vida entre matar vampiros e demônios e curtir sua vida em Sunnydale, uma cidade que abriga a Boca do Inferno, de onde saem os piores seres possíveis. Buffy conta ainda com a ajuda de seus amigos Xander e Willow.
  • Nascida em janeiro de 1981 em Los Angeles, filha única de Hank e Joyce Summers, Buffy descobriu ser uma Caça-Vampiros quando o Guardião Merrick (no filme Buffy - A caça vampiros) se apresentou a ela e lhe revelou seu destino como a Escolhida. E não demorou muito para que Buffy se desse conta de que sua vida realmente mudara e o fardo não seria fácil de carregar: logo na sua primeira grande vitória contra os vampiros, o ginásio de sua escola (Hemery High) acabou em cinzas.Os problemas acarretados pela filha acabaram resultando no divórcio de Hank e Joyce e, desde então, Buffy tem pouco ou quase nenhum contato com o pai.
  • Após a separação, Joyce se muda com a filha para Sunnydale (Califórnia), para uma bonita e espaçosa casa na Revello Drive 1630, e Buffy passa a estudar na Sunnydale High, onde conhece seus melhores amigos, Willow e Xander e é apresentada ao seu segundo Guardião, o inglês Rupert Giles.
  • Na primeira temporada,ironicamente, seu primeiro amor acaba sendo um vampiro — Angel — e na segunda temporada, tem com Angel um relacionamento complicado devido aos problemas dele com uma [maldição cigana, que perde sua alma após uma noite de amor com Buffy, tornando o terrível Angelus. Buffy acaba tendo que lutar contra seus próprios sentimentos e mandá-lo para o inferno (segundos depois de Willow ter conseguido devolver sua alma), a fim de salvar o mundo.
  • Na terceira temporada Angel retorna após ficar preso em uma dimensão demoníaca ((para ele se passaram 100 anos), porém não reata o relacionamento com Buffy, tentando ser apenas bons amigos. A desaprovação de Joyce em ver sua filha namorar alguém tão mais velho e imortal faz com que Angel decida deixar Buffy definitivamente. Nessa temporada Buffy luta com o prefeito, e uma nova caça vampiros que surgiu na cidade. Após a derrota do [Prefeito], Angel vai para Los Angeles,para o bem de Buffy, segundo o próprio vampiro.
  • Após o Nível Médio, Buffy freqüenta a Universidade de Sunnydale por alguns meses — ela até mesmo se muda para o campus da Universidade, dividindo o quarto 214 do Stevenson Hall com Willow (após sua primeira companheira de quarto se revelar uma demônia). No entanto, Buffy logo é obrigada a voltar para casa quando sua mãe começa a ter problemas de saúde; mais tarde, larga definitivamente a Universidade por não poder conciliar os estudos com o trabalho exaustivo e perigoso de Caça-Vampiros.

Concepção & influências principais

Em termos de influências principais, denotam-se frequentemente entre fãs e críticos elementos como filmes de terror B, filmes de artes marciais e o universo da banda desenhada (nomeadamente Homem-Aranha e Kitty Pryde, dos X-Men, como influências na personagem principal, em particular a segunda, cujos traços de personalidade Whedon reconhece como recorrentes nas suas personagens femininas). Whedon também foi influenciado por Xena, da série Xena: Warrior Princess.

Outras influências que se apontam, no mundo televisivo em particular, em termos de formato, são Arquivo X, e My So-Called Life (Minha Vida de Cão no Brasil), o primeiro pela fórmula básica do chamado monstro da semana, tendo cada episódio um mal específico a combater ou um qualquer problema a resolver que serve como cenário para o avanço das linhas narrativas da personagem, e o segundo pelo retrato da vida adolescente e noção de feminismo segundo linhas menos óbvias e menos defeminizadas. Whedon em particular reconheceu a importância desta segunda série.

Em termos, precisamente, dos conceitos feministas que os críticos frequentemente analisam e pelos quais a série é bastante discutida, Whedon afirma que a sua ideia básica para todo o programa era precisamente a de pegar na típica "valley girl", tonta, loira, e atraente, no seu papel de vítima recorrente em filmes de terror, e atribuir-lhe um papel activo e poderoso de agressão e de defesa. Por esta inversão de poder, Buffy enquadra-se frequentemente, em ciclos críticos e académicos em particular, na vaga dos 90 de novos símbolos televisivos femininos autoritários.

Para além da possibilitação da exploração da noção básica de feminismo que se atribui à série, os múltiplos demónios que surgem servem também como ferramenta metafórica para a condição social dos adolescentes no liceu/escola secundária, pretendendo os escritores frequentemente explorar temas associados a esta fase da vida através de analogias demoníacas, algo que contribuiu para a distinção da série dos seus pares, e, afirmam os fãs, para a sua identificação com a série e apelo da dita.

Fonte: Wikipédia