EUROPA - 1991




- Sinopse -

Alemanha, 1945. Recém-derrotados pelos Aliados, o país está destruído e o povo, em condições miseráveis.
As tropas americanas começam a desmilitarizar o país e a capturar os colaboradores do Partido Nazista, enquanto enfrentam o ataque furtivo dos "Lobisomens", um grupo terrorista que resiste à ocupação.
No meio desta guerra, chega Leopold Kessler, um jovem idealista americano de ascendência alemã que vai trabalhar na Zentropa, a empresa ferroviária que se torna um dos pivôs da luta entre americanos e "Lobisomens".
Os dois lados querem tirar vantagem do jovem Kessler, que, na tentativa de manter-se neutro, põe à prova seus ideais e expõe a complexidade do problema político do pós-guerra e o choque cultural entre europeus e americanos neste grande e importante filme de Lars von Trier, um diretor a frente de seu tempo.

- Crítica -

Este é o último filme da primeira “trilogia” de Lars von Trier. As aspas se devem ao fato de que EUROPA e seus dois antecessores, O ELEMENTO DO CRIME e EPIDEMIC não são filmes realmente dependentes entre si, de modo que dá pra assistir qualquer um deles sem sequer ter ouvido falar do outro. EUROPA foi também a produção que tornou reconhecido e cultuado o trabalho do diretor. Talvez o que mais chama a atenção seja a forma de narrativa curiosa que é utilizada, com o personagem Leonard Kessler contando de forma quase que assustadora o que virá a seguir, ou usando desse mesmo suspense até quando fala de si mesmo, de coisas que fez, que está sentindo, etc.
O que será que a platéia imaginou ao ver aquela contagem regressiva no início da sessão, com os trilhos passando à toda velocidade no que parecia a imagem de uma câmera instalada na parte frontal inferior de um trem? Provavelmente um filme assustador, ou extremamente cruel. Uma violência mais psicológica do que física.
Não chega a estranhar que EUROPA tenha promovido Lars von Trier a um quase-Deus do cinema europeu. A ousadia nele embutida o torna único e interessante, e o faz um precursor de uma nova maneira de se fazer cinema, que depois viria a incluir novidades na forma de filmar, na iluminação e na edição, o que acabou culminando no movimento Dogma 95, que tem o filme OS IDIOTAS, também de von Trier, como um de seus principais ícones.


- Informações do Arquivo -

Formato: Rmvb.
Tamanho: 366 Mb.
Duração: 112 min.
Áudio: Inglês, Alemão.
Legendas: Português.

http://rapidshare.com/files/232025384/LVTEp_Forum.Farra_ShadowsV.part1.rar
http://rapidshare.com/files/232005858/LVTEp_Forum.Farra_ShadowsV.part2.rar
http://rapidshare.com/files/231985717/LVTEp_Forum.Farra_ShadowsV.part3.rar
http://rapidshare.com/files/231959339/LVTEp_Forum.Farra_ShadowsV.part4.rar
Código:
http://farra.clickforuns.net