O Teatro Mágico

Semana passada, assisti pela segunda vez o espetáculo do Teatro Mágico.
Espetáculo porque realmente a apresentação da trupe (como gostam de ser chamados) vai além de um simples show de música.
A primeira vez que ouvi falar deles, foi há aproximadamente dois anos, um amigo meu me convidou e fui assistir O Teatro Mágico no anfiteatro de uma universidade particular no interior de São Paulo.
Achei diferente, muito bem produzido, ensaiado e seguro de si. E já na época me impressionei com as pessoas chorando, cantando, gritando, dançando, um êxtase total em 50% da platéia que deveria ter por volta de 1.000 pessoas.
Desta vez, o espetáculo foi em um evento de uma faculdade publica (por coincidência talvez). A audiência era 15 vezes maior – 15.000 pessoas. E pelo menos umas três mil estavam chorando, cantando, gritando, dançando, em êxtase, e impressionantemente conectadíssimas com a trupe.
O Teatro Mágico é um fenômeno contemporâneo de mídia e publico, surgiu há apenas quatro anos e é liderado pelo “clown- mestre” Fernando Anitelli que toca violão e guitarra, canta, declama e discursa também. A banda que lhe acompanha é boa, bem ensaiada…. Junto com a banda, completam a trupe os “bonecos” (como se auto-intitulam) que dançam, atuam e protagonizam performances circenses de alta qualidade durante o espetáculo.
O que mais me impressiona e me alegra em tudo isso é a maneira como eles levam seu trabalho adiante. Tudo é independente (pelo menos aparentemente), os CDs custam cinco reais e a divulgação é toda feita pelo “boca-a-boca” e pela internet.
Hoje eles só crescem em todo o país, procure no Google, Orkut ou YouTube e veja os vídeos e números impressionantes. É realmente um fenômeno artístico da atualidade.
As músicas não me dizem muito (tenho que deixar minha opinião sobre esse aspecto, já que sou músico de criticidade musical convicta), os arranjos são simplórios, as melodias soam lugar-comum, os músicos são medianos, mas as letras se destacam.
Mesmo assim, admiro e parabenizo O Teatro Mágico pela iniciativa, pela crença e determinação e por trazerem ao nosso país algo diferente e controverso a tudo o que a decadente e excremental indústria musical vem enfiando na goela, nos ouvidos e nos olhos dos brasileiros.
Conheçam, assistam ao espetáculo e tirem suas próprias conclusões.

Site Oficial – www.oteatromagico.mus.br