Soukyuu no Fafner

Sokyuu no Fafner (TV)


Animes Relacionados:
Sokyuu no Fafner - Single Program - Right of Left- (special)
Títulos Alternativos:
Dead Aggressor
Fafner in the Azure: Dead Aggressor
Fafner of the Blue Sky
Soukyuu no Fafner: Dead Aggressor (Japanese)
蒼穹のファフナー (Japanese)
Gêneros: Drama, Mecha, Ficção Científica
Tema de Abertura:
“Shangri-La” by angela
Tema de Encerramento:
#1: “Separation” by angela (eps 01-14,16-24)
#2: “Proof” by angela (ep 15)
#3: “Shangri-La” by angela (ep 25)
Director: Nobuyoshi Habara
Episódios: 25
Fansubs: OMDA
Fansub de: Animes
Distribuição: IRC e Bittorrent
Canal: #omda
Servidor: irc.omda-fansubs.com
Fansubs: Okaeri
Fansub de: Animes e Mangás
Distribuição: Irc, BitTorrent
Canal: #okaeri
Servidor: irc.rizon.org

Review:
No século 22, jovens da ilha Tatsumiya vivem normalmente sem conhecer a verdadeira situação do resto do mundo e de seus habitantes, um mundo destruído em que sua população fora reduzida para menos de 2/3 de seu total. Festums, o nome dado aos inimigos, não são seres fáceis de se compreender, estão para além do humano. Através do fenômeno da assimilação, sua intenção é retornar toda existência ao estado primordial: o vácuo, o vazio, o nada, a não-existência. Esse foi o caminho que eles escolheram, mas a humanidade, assim como todo ser pode fazer, escolheu outro caminho: o estar aí (Anata wa soko ni imasuka?). Para se defender da força poderosa da Mir inimiga, os habitantes da ilha Tatsumiya desenvolveram sua própria Mir, em que crianças foram criadas para pilotar Fafners, robôs que somente elas, através dos elementos de Festums em seus genes, podem com eles se assimilar (tornar-se um) e pilotá-los. Com estes, os pilotos são capazes de anular a habilidade de ler mentes dos Festums, dificultando serem assimilados pelo inimigo, aumentando suas chances de derrotá-los. Festums são existências que não agem por emoções, mas o que os move então? Teriam eles sentimentos e razões assim como os humanos? Enquanto Festums não são uma individualidade (mas sim um coletivo que é ao mesmo tempo um, que permanece em constante processo de “conhecimento”) e “lutam” para voltar ao nada, os humanos lutam para aí estar, lutam em razão de algo maior que si próprios: o outro! É o outro que está aí que lhes dá força e razões para continuar sendo. Há dois caminhos em conflito, a existência e a não-existência. Qual você escolheria? Anata wa, soko ni imasuka?

Soukyuu no Fafner é uma história empolgante, com mistérios que vão do início ao fim da história. Seu conteúdo é forte o bastante para pôr em cheque nossas convicções e teorias sobre o que somos e o que poderíamos ter sido no milagre da criação do universo. Ela é ação e drama ao mesmo tempo pois o envolvimento dos personagens e seus destinos nos combates e nos momentos do cotidiano, nos fazem pensar muito. Porém, é uma história que se deve prestar muita atenção, mas muita mesmo pois ela é complexa. Entender conceitos como Mir, Fenrir, Núcleo (ou âmago), a própria noção de Festum, não é tarefa fácil e tão pouco pode ser esboçada assistindo só alguns capítulos. Mesmo vendo toda a história, muitos porquês permanecem. Mas é este o charme do anime, porque apesar de ser misterioso, ele é provocante. Ao assistirem, talvez muitos se lembrarão de Neon Genesis Evangelion pois aqui, como em Soukyuu, a humanidade lida com o desconhecido, um desconhecido que almeja algo para além de nossa compreensão.
Soukyuu no Fafner trabalha muito bem o campo teórico da alteridade que é encontrado em alguns filósofos como Lévinas, Sartre, Lacan...
A grande sacada deste anime é trabalhar é alteridade de como as pessoas nos afetam e como a gente conciliar isto... Os humanos para sobreviverem irão antes de se protegerem terão que ajudar na sobrevivência do que é importante, ou seja, o outro.

Nota: Anata wa soko ni imasuka? = Você está aí?